Vai começar a Libertadores
No próximo dia 15, vai começar a maior e mais desejada competição da América do Sul. Desde a sua primeira edição, em 1960, foram realizados 52 torneios. Drama da Fiel torcida, que ainda não teve a oportunidade de comemorar o título, é motivo de chacota dos pobres rivais que vivem à nossa sombra. A base da equipe campeã brasileira foi mantida para tentar mudar essa história.
O Corinthians está no grupo 6, bastante competitivo junto com Deportivo Tachira da Venezuela, Nacional do Paraguai e Cruz Azul do México. Além do Timão, mais cinco brasileiros estão na briga: Vasco, Santos, Fluminense, Internacional e Flamengo.
Vamos falar um pouco de cada equipe do grupo 6.
Deportivo Tachira
O venezuelano Táchira é o primeiro adversário do Timão na Libertadores, é uma das equipes que mais disputaram o torneio, no total foram 14 vezes, sem grandes exibições. Desde a sua fundação em 11 de janeiro 1974, disputa a primeira divisão do campeonato nacional, com 7 títulos. (1979, 1981, 1984, 1986, 2000, 2008 e 2011).
Seu estádio é o Pueblo Nuevo de San Cristóbal, que acomoda 42.000 espectadores, local da estréia corinthiana.
Presidente: Juana Suárez. Técnico: Jorge Luis Pinto (COL).
Nacional
Campeão do torneio Apertura, o paraguaio Nacional é o segundo obstáculo no caminho alvinegro. Fundado em 5 de junho de 1904, é um dos clubes mais antigos do Paraguai. Com oito títulos nacionais na série A (1909, 1911, 1924, 1936, 1942, 2009-C 2011-A) e mais três na serie B, o "Nacional Querido" como é chamado pela sua torcida, manda seus jogos no estádio Arsenio Erico, com capacidade para 8.500 pessoas. Presidente: Robert Harrison. Técnico: Ever Hugo Almeida.
Cruz Azul
O Club Deportivo Social y Cultural Cruz Azul, é na teoria o maior desafio para o Corinthians. Um dos maiores vencedores do Campeonato Mexicano, com 8 títulos, a "La Maquina" foi a primeira equipe do México a chegar na final da Libertadores, em 2001. Na oportunidade, ficou com o vice. Venceu a Liga CONCACAF 5 vezes, maior vencedor ao lado do rival América. Esse torneio define o campeão da América do Norte, Central e Caribe.
Mandará seus jogos no estádio Azul com capacidade para 35.907 torcedores. É o terceiro mais popular time mexicano atrás de Chivas Guadalajara e América.
Presidente: Guillermo Álvare Cuevas. Técnico: Henrique Meza.
Participações
O Corinthians já disputou a Libertadores da América nove vezes, sendo eliminado em todas elas. Aqui vai o resumo de todas as participações:
1977 - Na sua primeira edição, o Coringão foi eliminado ainda na primeira fase, cujo grupo tinha Internacional (BRA), El Nacional (URU) e Deportivo Cuenca (EQU).
1991- Depois de passar da primeira fase o Timão pegou o temido Boca Juniors. Derrota por 3 x 1 na Argentina e 1 x 1 em casa tiraram o Alvinegro da competição.
1996 - O Corinthians é eliminado pela primeira vez por um time brasileiro, o Grêmio. Eliminado nas quartas de final, o Time do povo perdeu as duas partidas, em casa por 3 x 0 e fora por 1 x 0.
1999 - Eliminado pelo maior rival, o Palmeiras nos pênaltis, também nas quartas de final. Pra piorar, o rival acabou campeão.
2000 - Mais uma vez pelo Guarani da capital, mais uma vez nos pênaltis. Dessa vez, na semi-final, o mais longe que chegamos por enquanto.
2003 - O River Plate foi a pedra na chuteira da vez, nas oitavas de final.
2006 - A mesma história de 2003 se repetiu nessa edição. Essa eliminação foi marcada pela invasão da torcida, após a exibição pífia na derrota por 3 x 1 em pleno Pacaembu.
2010 - Melhor campanha da primeira fase toda, o Corinthians era um dos grandes favoritos a levantar a taça. Mas logo nas oitavas, pegou o Flamengo de Vagner Love, que fez o gol da classificação rubro-negra.
2011 - No ano passado, O Corinthians foi eliminado pelo Tolima na fase preliminar da disputa, sendo o primeiro clube brasileiro a perder a vaga antes da fase de grupos.
Espero que 2012 seja diferente, acredito na base campeã brasileira e nos reforços. Vamos buscar essa taça nem que isso custe suor e sangue. Jogai por nós!
VAI CORINTHIANS!
Postar um comentário