31/08/2011

01/09 - O mundo se curva diante do maior de todos!

Há 101 atrás no dia 1 de setembro de 1910, por um grupo de 5 operários do bairro do Bom Retiro, era fundado o que hoje é a total razão da nossa existência, o Sport Club Corinthians Paulista. Joaquim Ambrósio e Antonio Pereira pintores de parede, Rafael Perrone sapateiro, Anselmo Correia cocheiro e Carlos Silva, mas 8 pessoas que contribuíram com 20 mil réis, os sócio-fundadores. O alfaiate Miguel Bataglia foi o primeiro presidente, apesar de só 2 semanas de mandato.
Na sua primeira exibição nos gramados, o Timão foi derrotado pelo União da Lapa por 1 x 0. Nosso primeiro gol foi marcado pelo Luigi Salvatore Fabbi, na também primeira vitória, por 2 x 0 diante do Estrela Polar.

Luigi Salvatore Fabbi, autor do primeiro gol Corinthiano.

O Corinthians atuou na várzea até 1912. No ano seguinte, após vitória sobre o Minas Gerais e FC São Paulo, o Timão ganhou o direito de disputar o Campeonato da LPF (Liga Paulista de Football). O começo não foi dos melhores, perdendo por 3 x 1 pro Germânia na estréia, e a primeira vitória veio contra o mesmo Germânia no dia 7 de setembro por 2 x 0. O Corinthians terminou a competição em quarto lugar, com 6 pontos ganhos.
No ano seguinte, veio a primeira taça! Campeonato Paulista invicto (10 vitórias em 10 jogos). Neco foi o artilheiro da competição com 12 gols. A equipe era a seguinte: Sebastião, Fúlvio, Casimiro, Police, Bianco, César, Américo, Peres, Amílcar, Aparício e Neco.


No mesmo ano, o Corinthians realizou a sua primeira partida contra times internacionais, sendo derrotado pelo Torino da Italia por 3 x 0. Entre os anos de 1920 e 1930, o Alvinegro colecionou 9 títulos paulistas, sendo 3 tricampeonatos (feito jamais alcançado por outro clube).

Equipe tricampeã paulista em 1930.

O Corinthians amargou longo tempo sem conquistas importantes, tendo participações desastrosas. Nessa época tivemos um dos maiores jogadores da história, Rivelino. O Santos de Pelé resistiu 11 anos sem perder pro Coringão, até nosso time conseguir vencer por 2 x 0 com gols de Flavio e Paulo Borges. 
O jejum seguia sem piedade, sem ao menos chegarmos nas decisões, em 1974 tivemos uma grande oportunidade de sair da fila, mas perdemos pro Palmeiras.

A Invasão de 76



Rivelino que tinha saído do Alvinegro em 1974 (indo para o Fluminense), reencontrou sua antiga equipe na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976. No dia 5 de dezembro, um feito antológico e que até hoje jamais outra equipe repetiu, a torcida do Corinthians viajou até o Rio de Janeiro (70 mil), dividindo o Maracanã num público total de 147 mil torcedores! O jogo terminou em 1 x 1, com o nosso Alvinegro vencendo nos pênaltis. Naquele ano, perdemos o campeonato para o Internacional.




Fim do jejum em 1977

Menos de um ano após a lendária invasão, após 23 cruéis anos sem conquista alguma, o Corinthians viveu uma de suas noites mais inesquecíveis de sua história! Na era do técnico Vicente Matheus, em 3 partidas o Corinthians se sagrou campeão paulista diante da Ponte Preta, com 1 x 0 pro Timão no primeiro jogo, 2 x 1 pra Ponte no segundo e finalmente no terceiro, a histórica vitória por 1 x 0 com gol legítimo Corinthiano do Basilio.

  
      Gol de Basilio com a narração de Osmar Santos.

A Democracia Corinthiana

Movimento surgido nos anos 80, liderado pelo jogadores Sócrates, Casagrande, Wladimir e Zenon, era tudo decidido (contratações, locais de concentração) no voto. Com a saída do grande Vicente Matheus da presidência do clube, Waldemar Pires assumiu. E na sua gestão o Corinthians teve como diretor de futebol o sociólogo Adílson Monteiro Alves que começou a revolução junto aos jogadores.
Tudo era decidido no voto, era a Autogestão. Dizeres como "Diretas já" eram estampados nas camisas e como era período da ditadura militar, causou um certo incômodo aos militares.
A atitude trouxe resultados em campo, títulos e dinheiro. Em 1984, com o início do Clube dos 13, o Alvinegro aliou-se. Sem grandes resultados, o movimento ameaçou recomeçar no final dos anos 80, mas dessa vez sem força. O Corinthians revolucionou a história do futebol brasileiro, e o movimento virou filme.



      Trailer do filme Ser Campeão é Detalhe.

Em 1990, o Corinthians se sagrou Campeão Brasileiro pela primeira vez.




De 1993 à 2007, as parcerias. 
Alberto Dualib assume a presidência em 1993, no inicio surtiu ótimo efeito, conquistando sua primeira Copa do Brasil, Campeonatos Paulista, a Super Copa do Brasil e em 2000 sua principal conquista, o Mundial Interclubes da FIFA.



  
   Corinthians primeiro campeão mundial da FIFA.


Nesse período o Alvinegro teve como parceiros o Banco Excel, Hicks, Muse entre outros. Sua última parceria foi a MSI (Media Sports Investiment), era a "parceria dos sonhos". Craques como Carlos Tevez e Nilmar vieram, e trouxeram o Brasileirão de 2005. Nesse período também, surgiram acusações por lavagem de dinheiro, falcatruas entre outras polêmicas que mancharam a história do Clube. 
Mas nem só de glórias vive um Gigante. No mais triste e cruel dia das nossas vidas, 02/12/2007 o Timão foi rebaixado após um empate por 1 x 1 contra o Grêmio em Porto Alegre, a MSI deixa o Corinthians.
Dualib saiu dando lugar ao atual presidente Andrés Sanches, que trouxe o técnico Mano Menezes para dar a volta por cima. E deu! O Marketing foi ganhando forças cada vez mais e fomos vice-campeões da Copa do Brasil e campeões do Brasileiro da série B, voltando ao lugar que jamais deveria ter saído. Isso é Corinthians! Maior que tudo e todos se superando e mostrando sua força mais uma vez.




                        A volta por cima.

No final daquele ano, uma dos maiores gênios da história do futebol chegaria ao Corinthians, Ronaldo. Passagem brilhante pelo Coringão vencendo o Paulista e a Copa do Brasil, ambos em 2009.

A Evolução do escudos.
De 1913 pra cá, nosso amado escudo sofreu algumas alterações. Quando a equipe atuava pelo futebol varzeano, não possuía escudo, ganhando um às pressas antes de um jogo, 3 anos depois da sua fundação. O simbolo possuía apenas as letras C e P.




As letras são postas em uma moldura e é acrescentada a letra S. A letra C passa a valer para Club e Corinthians.



Mais tarde, houve uma alteração na moldura.


Dois anos depois, o irmão do jogador Amílcar elaborou o segundo símbolo, incluindo a letra S de Sport, o Corinthians estreou o escudo no amistoso contra o Torino. 







Após a queda do regime militar em 1920, as equipes estavam autorizadas a adicionar a bandeira regional. O nosso símbolo então, começou a ganhar formato semelhante ao atual.


A partir de 1939, devido ao sucesso da Clube nos esportes náuticos, o brasão ganhou as cordas em volta do círculo, dois remos e a âncora. O ex-jogador Francisco Rebolo, na época pintor foi o criador do símbolo, que sofreu mais algumas leves alterações, entre elas as primeiras estrelas inseridas.


Não poderia deixar de falar do maior patrimônio do Clube neste post comemorativo. A Torcida!
Maior do estado, segunda maior do Brasil e quarta maior do mundo, não é superável por nenhuma outra torcida no planeta. É a mais apaixonada, vibrante e dá a vida pelo Timão. A Fiel, a massa alvinegra que acompanha seu clube pelo Brasil inteiro, onde o Corinthians estiver ela está lá, sofrendo e chorando mas acima de tudo amando. O que dizer de uma torcida que viaja mais de 400 km invadindo o Maracanã em plenos 22 anos sem conquista alguma? Isso é Corinthians. Razão de nossa existência, motivo de cada batida do nosso coração, esse amor incondicional e invejável.
Podem falar o que quiser, eu sou Corinthians e disso me orgulho. Acima de qualquer título ou estádio, acima de qualquer crítica, acima de tudo. O Corinthians não é apenas um clube de futebol, é um estado de espírito, é um estilo de vida, uma religião. Religião que é seguida à risca por mais de 30 milhões neste mundo a fora.
Parabéns Corinthians, parabéns à toda essa nação que respira e vive Corinthians.
Hoje o mundo é ainda mais preto e branco!

                 Eu te amo, Corinthians!


                     #Corinthians101anos
                      #DiadoCorinthians


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Sempre Altaneiro - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo